No ano em que celebra 120 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama apresenta os seus espaços museológicos renovados. O visitante pode agora percorrer a aventura destes 120 anos, mas também imaginar o futuro dos oceanos.
Vamos continuar a viagem que começámos com o jovem príncipe que sonhava com o fundo do mar?
A nova exposição do Aquário Vasco da Gama continua a aventura iniciada no antigo Átrio com o jovem D. Carlos a dar os primeiros passos no estudo das ciências marinhas.
Agora embarcamos no yacht Amelia para participar na expedição realizada pelo monarca na costa de Sesimbra, em 1897, naquela que é a sua segunda expedição científica como oceanógrafo.
A partir desta viagem, ilustrada de forma tão bela por D. Carlos no seu Diário de Bordo, somos desafiados a pensar a viagem que a humanidade tem realizado com os outros seres com quem partilhamos o planeta.
O Aquário Vasco da Gama é um dos aquários-museus mais antigos do mundo e tem sido visitado por gerações sucessivas de famílias desde a sua abertura, 20 de maio de 1898. É um património histórico que divulga a vida aquática portuguesa e possui no seu espólio o legado da Coleção do Museu Oceanográfico D. Carlos I.