O Diretor

​VICE-ALMIRANTE EDGAR MARCOS DE BASTOS RIBEIRO

Nasceu em Lisboa a 8 de maio de 1960. Entrou para a Escola Naval em setembro de 1977, tendo concluído o curso no final de 1982. 

Após a promoção a Guarda-marinha, em outubro de 1982, assumiu o cargo de oficial imediato do patrulha NRP Quanza e um ano depois o de comandante do NRP Dom Jeremias. Posteriormente foi designado para diversos cargos a bordo de navios, tendo começado como Chefe dos Serviços de Eletrotecnia e de Navegação da corveta NRP João Roby durante três anos, e Chefe do Departamento de Armas e Eletrónica das fragatas NRP Comandante Sacadura Cabral e NRP Roberto Ivens. Durante este período participou em diversos exercícios nacionais e NATO, incluindo a integração em duas STANAVFORLANT. Entre 1989 e 1991 comandou os patrulhas NRP Limpopo e NRP Zaire.

Entre 1991 e 1996 desempenhou funções em organismos em terra. Até 1993 foi Chefe do Departamento Técnico Pedagógico da Escola de Eletrotecnia e Secretário Escolar desta escola e a partir daquela data Chefe do Centro de Estudos de Pessoal do gabinete do Superintendente dos Serviços de Pessoal. 

Em novembro de 1996 iniciou funções como oficial imediato do NRP Corte Real por um período de três anos, durante o qual o navio integrou a STANAVFORLANT, tendo participado na operação Determined Force no Kosovo e no processo de paz na Guiné-Bissau. 

De fevereiro de 2000 a junho de 2003 prestou serviço na Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada (EMA), na área de obtenção de recursos humanos e entre março de 2004 e agosto de 2005 prestou serviço no Gabinete de Estudos e Planeamento da Direção do Serviço de Pessoal. Em setembro de 2005 iniciou uma comissão de três anos na Representação Militar de Portugal junto da NATO e da União Europeia, em Bruxelas, onde desempenhou as funções de Oficial Adjunto do MILREP para a União Europeia. Depois de ter concluído o Curso de Promoção a Oficial General, em 2009, assumiu o cargo de Chefe da Divisão de Logística do EMA até abril de 2011 e, a partir desta data, o de Diretor do Serviço de Formação.

Foi promovido a Contra-almirante em 20 de julho de 2012, tendo assumido o comando da Escola Naval em 24 de outubro do mesmo ano, cargo que exerceu até 29 de abril de 2016. 

Foi Promovido a Vice-almirante em 23 de março de 2016, tendo exercido o cargo de Comandante do Instituto Universitário Militar no período de 06 de maio de 2016 a 15 de março de 2019.

Exerceu o cargo de Comandante Operacional dos Açores entre 27 de março de 2019 a 26 de março de 2021.

Entre 29 de março de 2021 e 31 de janeiro de 2022 foi Superintendente do Material.

Durante a sua carreira o vice-almirante Bastos Ribeiro frequentou vários cursos, dos quais se destacam a especialização em Eletrotecnia, o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso Complementar Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra (ISNG), o Curso de Estados-Maiores Conjuntos no Instituto de Defesa Nacional, o Senior Course 106, no Colégio de Defesa NATO em Roma e o Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ao longo da sua carreira recebeu vários louvores e foi condecorado com quatro medalhas de Serviços Distintos - prata, duas de Mérito Militar, de 1ª e 2º classes, duas de Cruz Naval, de 1ª e 3ª classes, e de Comportamento Exemplar – ouro.

É atualmente o Diretor da Comissão Cultural de Marinha, cargo que assumiu a 26 de janeiro de 2022.

O Vice-almirante Bastos Ribeiro é casado com Maria de Lurdes, tem dois filhos, Pedro e Ricardo.