Dia 9 de maio, a Marinha Portuguesa inaugurou o novo navio-museu, Submarino Barracuda, em Cacilhas, no concelho de Almada.
A cerimónia de inauguração, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, contou com a presença de diversas personalidades, incluindo a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.
O NRP Submarino Barracuda, em serviço desde 4 de maio de 1968, desempenhou uma vasta gama de missões nacionais e internacionais ao longo de 42 anos, incluindo nas linhas britânicas, Ilhas Canárias e no Mediterrâneo Ocidental. Em 2010, encerrou sua última missão e agora retorna como uma atração "ativa" para o público, com o propósito de enriquecer a cultura naval portuguesa.
O Submarino Barracuda será uma valiosa inclusão no Núcleo Museológico Fragata D. Fernando II e Glória, localizado na doca seca de Cacilhas, em conjunto, com a Fragata D. Fernando II e Glória. Este espaço oferece uma viagem no tempo, convidando os visitantes a explorar diversas facetas da navegação.
O Submarino Barracuda estará aberto ao público, a partir do próximo dia 11 de maio, das 10h00 às 18h00, de terça-feira a domingo.