com uma armada composta pelas naus S. Gabriel, S. Rafael, a caravela Bérrio e um navio de mantimentos, assinala-se hoje os 525 anos da partida para a Índia.
Vasco da Gama nasceu em Sines a cerca de 1469 e era já um navegador com vasta experiência antes de assumir o comando da armada que chegou à Índia. Aproveitando todos os conhecimentos adquiridos pelas viagens portuguesas das últimas décadas, sobretudo de Bartolomeu Dias e da sua travessia do cabo da Boa Esperança, a 8 de julho de 1497 parte do Restelo uma frota comandada por Vasco da Gama, constituída pela nau capitânia São Gabriel com 120 toneladas, a São Rafael comandada pelo irmão Paulo da Gama, uma caravela de 50 toneladas, a Bérrio e uma outra nau de transporte de mantimentos.
Quase 11 meses volvidos, a 20 de maio de 1498, a esquadra fundeou em Calecute, completando a ligação por mar entre duas civilizações tão distantes, criando a rota marítima da Índia e abrindo a possibilidade de exploração e comércio por parte de Portugal no Oceano Índico.