Aviação Naval

​​​​​PROTAGONISTAS

Almirante Gago Coutinho
Gago Coutinho (Lisboa, 17 de fereveiro de 1869 - Lisboa, 18 de fevereiro de 1959). Oficial de Marinha e personagem plurifacetada, distinguiu-se em diversos campos do conhecimento: navegação, geodesia, aviação e história da náutica. 

Pessoa de elevado espírito crítico, é autor de uma imensa obra sobre os mais variados assuntos. Foi ele o responsável pelo desenvolvimento dos instrumentos e processos de cálculo testados na Travessia Aérea Lisboa-Funchal, em 1921 e usados mais na Travessia Aérea do Atlântico Sul, em 1922. 

Gago Coutinho e Sacadura Cabral trabalharam juntos em África. Sacadura conhecia bem as capacidades científicas de Gago Coutinho e, por esse motivo, convidou-o para se associar a esta empresa, ciente que seria a pessoa indicada para resolver os problemas de navegação.


Comandante Sacadura Cabral
Sacadura Cabral (Celorico da Beira, 23 de maio de 1881 - Desaparecido entre Amsterdão e Brest, em 15 de novembro de 1924). Ingressou na Marinha com 16 anos de idade. No Índico, com o posto de segundo-tenente, comandou as lanchas-canhoneiras "Sabre" e "Lacerda", assim como o vapor "General Silvério" entre 1903 e 1904. 
Prosseguiu a sua carreira desenvolvendo trabalhos no campo da Hidrografia, Topografia e Geodesia, em Moçambique e depois em Angola, onde conheceu e trabalhou sob as orientações de Gago Coutinho. Em 9 de março de 1916 concluiu as últimas provas necessárias para a obtenção do brevet militar de piloto, em Chartres, França, tendo sido classificado como "trés bon pilote".  
Regressando a Portugal, foi o grande dinamizador da Aviação Naval e o principal mentor do projeto de travessia aérea do Atlântico Sul. Após os resultados positivos obtidos no raid aéreo Lisboa-Funchal, em 1921, seguiu-se a travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922. A 6 de janeiro de 1925, Sacadura Cabral foi dado como desaparecido após queda no mar do Norte, enquanto trazia um hidroavião do tipo “Fokker” para Portugal, em 15 de novembro do ano anterior, enquanto se dirigia para o aeroporto de Brest, saído de Amsterdão.