José Baptista de Andrade nasceu em Lisboa em 27 de março de 1819. O país vivia então um período de agitação política e social, consequência das Invasões Francesas e posterior ida da Família Real para o Brasil.
No ano seguinte ao seu nascimento ocorreu a Revolução Liberal e alguns anos depois o país sofreu uma Guerra Civil. Em 13 de setembro de 1833, Baptista de Andrade assenta praça como Aspirante de Marinha, graças ao decreto recente, que abolia a necessidade de fazer parte da nobreza para seguir carreira das armas como oficial.
Em 1835, ainda Aspirante, parte para uma longa viagem, por Angola e Moçambique, a bordo da charrua Maia e Cardoso. Em 1838 termina os seus estudos na Escola Politécnica, entretanto criada, sendo graduado Guarda-marinha em 1839. Após algumas comissões de embarque vai para Angola, onde se notabiliza nas campanhas de afirmação da soberania portuguesa, nomeadamente na região do Ambriz.
A sua ligação a Angola estendeu-se por vários anos, tendo sido Governador-geral da Província. O reconhecimento de uma carreira excecional ocorreu com a sua promoção a Almirante, por serviços distintos, em 23 de julho de 1889. Faleceu em 26 de fevereiro de 1902.