Há muitos anos que o Aquário Vasco da Gama colabora com o ISPA, a ÁGUAS DO TEJO ATLÂNTICO e associações de defesa do ambiente em projetos de conservação da natureza dedicados à recuperação de populações nativas de peixes de água doce ameaçadas, como o projeto Peixes Nativos (colocar hyperlink para https://peixesnativos.pt/).
Desenvolvendo técnicas de conservação ex-situ para espécies como o Ruivaco-do-Oeste Achondrostoma occidentale, uma espécie endémica da região do Oeste, o Aquário tem reproduzido nos bastidores peixes que são recolhidos nos troços das ribeiras onde mais tarde liberta os seus descendentes.
Algumas ações de libertação de peixes são acompanhadas de perto pelas escolas que se encontram perto das margens dessas ribeiras, envolvendo os alunos num trabalho que se estende ao longo do ano letivo. E tu? Queres conhecer o rio da tua terra?
UM PROGRAMA PARA DESENVOLVER AO LONGO DO ANO LETIVO
Este programa destina-se a turmas do 1º e 2º ciclo do ensino básico das escolas da área metropolitana de Lisboa.
Ao longo do ano letivo realizamos três encontros com o grupo escolar:
1ª sessão: Na escola, em sala de aula, apresentamos o programa, oferecemos um saco com materiais educativos e desafiamos miúdos e graúdos a conhecer melhor o rio da sua terra;
2ª sessão: No Aquário Vasco da Gama, numa visita aos bastidores, apresentamos as técnicas de reprodução e os peixes de água doce das nossas espécies nativas;
3ª sessão: À beira do rio vamos descobrir as plantas e os animais que dependem da sua água e das suas margens e aprender a cuidar melhor dos seus habitats.
As atividades são gratuitas e a inscrição não inclui transporte para o grupo escolar. Os encontros previstos devem ser previamente agendados com o Serviço Educativo, através do seguinte endereço eletrónico:
aquario.svc.educativo@marinha.pt