Os moluscos são animais com o corpo mole, mas protegido por uma concha que pode tomar as mais variadas formas, sendo nalguns casos interna, reduzida ou mesmo ausente. Adaptaram-se tão bem a condições de vida tão variadas que constituem o segundo maior grupo em número de espécies, logo a seguir aos artrópodes.
O corpo apresenta-se dividido basicamente em três partes:
- - Cabeça com uma boca e órgãos dos sentidos
- - Corpo coberto por uma prega de pele chamada manto, que segrega a concha.
- - Pé característico que pode ter a forma de palmilha, lâmina, braços ou tentáculos, ou outra. O pé permite-lhe nadar, enterrar-se ou ainda arrastar-se sobre a areia ou lodo.
No meio marinho podemos encontrar molusco de formas diferentes e perfeitamente adaptados ao seu modo de vida. O grupo maior é o dos gastrópodes, que têm o corpo coberto por uma concha de peça única, enrolada em espiral, que pode também estar reduzida ou mesmo faltar. Os búzios são talvez os mais conhecidos.
Os bivalves são outro grupo de moluscos com o corpo sem cabeça distinta e protegido por uma concha formada por duas peças ou valvas, geralmente idênticas e unidas por um ligamento. Podem fechar ou abrir com a ajuda de fortes músculos. As amêijoas, berbigões e conquilhas são exemplos conhecidos
Os cefalópodes são o grupo mais evoluído e especializado de todos os moluscos. Têm concha interna, reduzida ou ausente. A cabeça é de grandes dimensões, com olhos desenvolvidos, boca armada de um bico córneo e envolvida por oito ou dez tentáculos com ventosas. Incluem animais como o polvo, a lula ou o choco.