No dia 20 de setembro de 2018 observámos pela primeira vez o primeiro acasalamento de raias curvas (Raja undulata). Os exemplares, a fêmea com quatro anos e o macho com cinco, foram criados desde juvenis no Aquário Vasco da Gama (AVG).
Depois de 102 dias de desenvolvimento nasceram as primeiras raias curvas da postura ocorrida no Aquário, no início de outubro de 2018. O desenvolvimento dos ovos das posturas colhidas entre outubro e janeiro foi observado, fotografado e filmado.
O AVG tem contribuído com informação sobre estes exemplares para o grupo de trabalho desta espécie na Associação Europeia de Zoos e Aquários e no IPMA.
RAIAS GÉMEAS PRECISAM DE AJUDA PARA NASCER
Alguns ovos de raia curva têm duas gemas, cada uma com um embrião que se desenvolve normalmente. No entanto, verifica-se que as raias bebés destes ovos duplos têm alguma dificuldade para sair do ovo, correndo assim o risco de morrer. Por esta razão, quando se verifica que as pequenas raias já estão completamente desenvolvidas, é necessário dar uma ajuda para que as raias gémeas nasçam.
Espreite, abaixo, o momento do nascimento das raias gémeas, assim como as fases de reprodução anteriores.