O Aquário Vasco da Gama tem por missão contribuir para a conservação da biodiversidade, para a investigação na área da conservação da natureza e para a educação ambiental. Procuramos através de grande diversidade de atividades e projetos inspirar em todos a vontade de proteger o mundo natural.
Um dos projetos que tem dado muitas alegrias é a “Conservação ex situ de organismos fluviais”, em parceria com o MARE-ISPA, a Quercus e a Faculdade de Medicina Veterinária, com o objetivo de reproduzir e manter espécies ameaçadas de água doce da fauna e flora portuguesas, para posterior libertação.
Esta é uma forma de proteger as espécies consideradas criticamente em perigo, devido à redução das populações no meio natural, provocada por vários fatores: descargas de poluentes, ocorrência cada vez mais frequente de verões prolongados e secos, destruição da vegetação das margens e proliferação de espécies invasoras vegetais e animais.
Desde o início do projeto foram já libertados na natureza milhares de peixes pertencentes a diferentes espécies. São geralmente peixes desconhecidos da maior parte das pessoas. Por essa razão queremos desafiar todos a conhecerem a Boga-portuguesa e o Ruivaco-do-Oeste, duas das espécies reproduzidas. Desafiamos a criatividade de cada um para criarem uma boga e um ruivaco originais, pintando os desenhos ou preenchendo-os com mensagens de conservação da natureza.
Partilhe as suas bogas e ruivacos connosco, através do endereço aquario.svc.educativo@marinha.pt.
Descarregue os ficheiros: