Mais de um século depois da sua inauguração, o Aquário Vasco da Gama é um dos poucos aquários-museu, do século XIX, que se mantém aberto ao público. Às coleções do museu e à exposição viva associam-se, como objetos de interesse, todo o edifício e a sua história.
O valor histórico- cultural do Aquário é amplamente reconhecido pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que o considera um espaço-âncora no âmbito do Programa Oeiras Educa. Desde março que o Serviço Educativo do AVG conta com a colaboração a tempo inteiro de dois monitores biólogos destacados pela CMO. Graças a esta preciosa ajuda foi possível dinamizar e diversificar a oferta de atividades educativas, dirigidas ao público escolar em particular, mas que abrangem todos os visitantes.
As atividades foram desenhadas numa perspetiva de continuidade, a partir da exposição do Aquário Vasco da Gama, sendo os alunos e professores convidados a mergulhar à descoberta da vida no meio aquático. Pretende-se que os alunos tomem conhecimento de conceitos simples como as formas, as cores e a diversidade, passando para conceitos gradualmente mais complexos como as adaptações e as estratégias de sobrevivência, até que sejam capazes de debater questões relacionadas com o equilíbrio dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos aquáticos e terrestres.
Acreditamos que poderemos assim contribuir para alargar o conhecimento da vida no meio aquático e inspirar nos alunos a vontade de proteger o mundo natural.
Conheça as atividades propostas aqui.