Desde o dia 16 de novembro, os visitantes do Aquário Vasco da Gama podem ouvir sons captados debaixo de água numa exposição temporária realizada âmbito do projeto FishNoise. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância do som no ambiente marinho e alertar para a problemática da poluição sonora.
A visita ao Aquário torna-se mais interessante com a possibilidade de o visitante ouvir os sons do mar através de uma instalação interativa no início da visita e com a ajuda do telemóvel, junto a aquários selecionados. O grande destaque vai para os peixes que usam o som para obter informação importante do ambiente (como detetar um predador ou uma presa) e para comunicar entre si (há muitos peixes que produzem vocalizações por exemplo durante a reprodução).
Atualmente, no entanto, o ruído causado por diversas atividades humanas domina a paisagem acústica dos oceanos e águas costeiras, o que levou os investigadores a estudar o efeito que o ruído dos barcos provoca nos peixes. Foi neste âmbito que surgiu o projeto FishNoise.
O principal objetivo do projeto FishNoise foi a investigação do impacto nos peixes do ruído provocado pela atividade humana, com ênfase em duas espécies modelo: o Xarroco (Halobatrachus didactylus) e a Corvina (Argyrosomus regius). O Xarroco, um peixe comum no estuário do Tejo, é uma espécie muito utilizada para estudar a comunicação acústica nos peixes.
A equipa do FishNoise descobriu que o ruído provocado pela atividade humana afeta o comportamento acústico destas duas espécies de peixes, podendo afetar negativamente a sua reprodução. Diminui também a capacidade de ouvir os sons de peixes da mesma espécie e aumenta o stress nos indivíduos.
Ouça alguns dos sons que são divulgados na exposição: