As bandas são essencialmente constituídas por instrumentos de sopro e de percussão, no entanto, as bandas sinfónicas utilizam frequentemente outro tipo de instrumentos para alem destes, como por exemplo os instrumentos mais graves da família das cordas.
Violoncelo
É um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ. O instrumento pertence à subfamília dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas.
Contrabaixo
É o maior instrumento da família das cordas sendo, por isso, o que produz sons mais graves. Normalmente tem quatro cordas, mas existem contrabaixos que têm cinco. O contrabaixo está assente num pequeno espigão de metal, que se apoia no chão, podendo o contrabaixista tocar de pé ou apoiado num banco alto.
Baixo/Baixo Elétrico
O baixo ou baixo elétrico pode também ser considerado um “intruso” da família das cordas. Tem quatro cordas com a mesma afinação do contrabaixo pelo que também se pode chamar contrabaixo elétrico. Embora existam vários modelos com cinco e seis cordas o baixo elétrico tradicional utiliza as quatro cordas correspondente à oitava abaixo das quatro cordas mais graves de uma guitarra, funcionando em determinados estilos musicais como baixo deste instrumento, daí ser mais conhecido precisamente como “baixo”. A classificação deste instrumento não é consensual. Pelo principio do corpo vibrante devemos considera-lo um cordofone. No entanto, o seu timbre depende dos fonocaptadores – componentes elétricos normalmente conhecidos por pick up. Por este motivo há quem o classifique como um instrumento híbrido (eletroacústico) chegando a considera-lo em subgrupo dos eletrofones. Tudo depende do ponto de vista.