No dia 19 de dezembro de 2024, decorreu no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha o lançamento das obras editadas pelas Edições da Marinha em 2024, numa iniciativa da Biblioteca Central de Marinha. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e contou com a presença de diversas entidades.
O Vice-almirante Bastos Ribeiro, Diretor Cultural da Marinha, apresentou duas obras reeditadas significativas: "A Muleta" e "A Fragata de Fernando II e Glória – Recuperação e Restauro", que abordam temas históricos e processos de conservação de navios emblemáticos.
O Comandante Santos Rocha, apresentou quatro manuais: "Manual de Limitação de Avarias", "Manual de Informações de Combate", "Manual de Liderança Naval" e "Manual de Marinharia", elaborados no âmbito do Estado-Maior da Armada.
O Instituto Hidrográfico, através do Comandante Albuquerque e Silva, apresentou obras essenciais para a navegação e cartografia marítima, como o "Manual de Navegação", que conta com três volumes, "Apontamento sobre a Medida da Terra e do Mar da CPLP", "Portos e Cartografia Náutica de Portugal Continental" e "Amarrações Oceanográficas".
Por último, o Comandante Rodrigues Pereira apresentou a obra em inglês, "Portugal at Sea", que divulga o papel de Portugal, ao longo de 900 anos, enquanto nação marítima.
A cerimónia incluiu a participação musical da Banda da Armada.
Este evento destacou a importância cultural e científica das Edições da Marinha, na e (re)edição de livros, contribuindo para a divulgação do conhecimento marítimo e a preservação do património nacional.