A Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha (BCM-BL) foi enriquecida com mais uma monografia. A obra História da Liga Naval Portuguesa (1900-2020), do Almirante Fernando David e Silva, integra agora o acervo da biblioteca, que conta com mais de 60 mil títulos sobre os mais variados temas para o estudo da História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar, estando disponível para consulta.
Fernando Alberto Carvalho David e Silva ingressou na Marinha em 1965, como Cadete da Escola Naval, iniciando uma carreira de mais de 45 anos, durante a qual prestou serviço embarcado (1969-1976) e, sucessivamente, no Corpo de Fuzileiros, Direção do Serviço de Manutenção, Arsenal do Alfeite, Escola Naval, Oficinas Navais de Macau e de novo na Escola Naval. Foi promovido a Contra-Almirante em 2000, foi nomeado Diretor de Navios, cargo que exerceu até 2004. Quando passou à situação de reforma serviu na Superintendência do Serviço do Material, no Conselho Superior de Disciplina da Armada e como juiz-militar no Tribunal da Relação do Porto.
É licenciado em História (2011), Mestre em História Marítima (2014) e Doutor — este livro constitui a sua tese de doutoramento — em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2015-2020). É membro efetivo da Academia de Marinha, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa e no Centro de Investigação Naval.
A obra ofertada aborda a evolução da Liga Nacional Portuguesa, criada em maio de 1900, na agitada conjuntura política, económica e social da viragem do séc. XX. A Liga Naval Portuguesa foi uma instituição singular no panorama nacional, tanto pela natureza e ambições da sua atividade respeitante ao Mar como pela intervenção política, que conduziu de início em paralelo com os seus próprios fundadores e, mais tarde, de uma forma praticamente autónoma em relação a estes. Descendente desta instituição nasceu, em 2009, a Confraria Marítima de Portugal, e em 2019 passou a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, assim reclamando a herança de propósitos e valores da associação fundada em 1900.
A BCM agradece a doação feita pela Editora Náutica Nacional e disponibiliza a obra para ser consultada no local ou requisitada para leitura domiciliária, de acordo com o horário normal de funcionamento da BCM-BL.