PROLONGADA ATÉ 31 DE MARÇO DE 2021
A Exposição Temporária “Mulheres Pescadoras de Portugal” estará patente ao público, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, de 16 de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.
Esta exposição de pintura, com 24 obras da autoria de Stella Maris Vallejo, é dedicada ao papel da mulher portuguesa no sector das pescas, tanto no passado, como no presente.
A exposição “Mulheres Pescadoras de Portugal” tem o intuito de promover, fomentar e tornar mais visível o papel da mulher no sector das pescas, através do “retrato” de mulheres pescadoras em Portugal. Esta mostra compreende uma série de quadros que tentam homenagear as mulheres pescadoras de outrora e as dos dias de hoje, bem como retratar as novas tendências e papeis assumidos em diferentes contextos ambientais, económicos, sociais e culturais, inseridos no mundo da pesca.
A seleção do tema de cada quadro é baseada numa investigação histórica e etnográfica exaustiva.
Os quadros são representativos de aspetos peculiares da atividade piscatória, tanto em terra, como no mar, permitindo elaborar um relato histórico sobre a intervenção das mulheres portuguesas no setor piscatório.
A exposição pretende capturar, através de formas e cores, muito do passado, algo do presente e muito do futuro de uma comunidade inigualável.
VISITA GUIADA
SOBRE A AUTORA
Stella Maris Vallejo nasceu em Buenos Aires, possuindo uma forte ligação ao mar e a uma variedade de expressões artísticas, desde tenra idade.
Após uma longa carreira, fixou residência em Portugal, onde começou a pintar.
Assume-se como uma pintora autoditata, que nutre um profundo respeito e admiração pela “gente do mar”.
Realizou várias exposições individuais e participou em inúmeras exposições coletivas.