O Museu de Marinha recebeu uma nova doação a 16 de dezembro, foram doados diversos bens: fardamento e condecorações que pertenceram ao Contra-Almirante João Augusto Botto (1853-1912).
A cerimónia de assinatura decorreu entre o bisneto do Sr. Almirante Augusto Botto, o Coronel Carlos Domingos de Oliveira Ayala Botto, como representante da família, e o Museu de Marinha, representado pelo seu Diretor, Capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Figueiredo de Passos Ramos.
Como é habitual, ao aceitar a doação, o Museu de Marinha obriga-se a promover a sua integração no património museológico e expô-la quando oportuno no próprio Museu ou noutros locais onde promova exposições temporárias, ou conservá-la nas suas reservas.
O Museu de Marinha agradece ao Exmo. Sr. Coronel Ayala Botto, a doação dos bens que pertenceram ao seu bisavô.
Biografia:
O Contra-Almirante João Augusto Botto teve entre outros importantes cargos, o de Comandante da Limpopo, Diretor Geral de Marinha e Diretor da Escola Naval.
Como capitão-tenente, João Augusto Botto foi coadjuvado pelo Comandante Azevedo Coutinho no levantamento da planta da Baía de Lourenço Marques e dos acessos à Baía de Tungue.
Fruto de uma distinta carreira, foi agraciado com as seguintes ordens e condecorações:
- Ordem Militar de Avis;
- Ordem Militar de Santiago;
- Ordem Militar de Cristo;
- Ordem da Coroa de Itália;
- Medalha Militar de Comportamento Exemplar;
- Medalha Militar de Serviços Distintos no Ultramar;
- Medalha da Cruz Vermelha;
- Ordem do Salvador [Grécia];
- Medalha Filantropia e Caridade do Instituto de Socorros a Náufragos.