Neste dia, em 13 de setembro de 2013, era concluída a primeira travessia Lisboa-Funchal em mota de água, protagonizada pelo Engenheiro Frederico Rezende, cuja mota doada pelo próprio ao Museu de Marinha.
Apaixonado pelo mar e pela aventura, o Engenheiro Frederico Rezende, atleta do Clube Sport Marítimo, foi Bicampeão Regional de Jet-ski e vencedor de uma Taça da Madeira. Para além disso, ficou conhecido por ter protagonizado diversas travessias no Atlântico utilizando a sua mota de água: Funchal - Ilhas Desertas; Funchal – Porto Santos; Funchal – Ilhas Selvagens; Funchal – Santa Cruz de Tenerife (Canárias); Essaouira (Marrocos) – Funchal.
Contudo, foi a 13 de setembro de 2013 que protagonizou a sua maior conquista. Neste dia, chegou ao Funchal por volta das 10 da manhã, após ter percorrido um total de 966,52 km, entre Lisboa e o Funchal, na sua mota de água – 14670 FN6.
Depois de mais de 40 horas de viagem, Frederico Rezende realizou um feito que mereceu a distinção e o registo nos Records do Mundo do Guinness. A mota de água encontra-se atualmente em exibição na exposição permanente no Pavilhão das Galeotas.