A 28 de junho de 1975 foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada o NRP Afonso Cerqueira (F 488), construído nos estaleiros da Empresa Nacional Bazan de Construcciones Navales Militares, em Cartagena (Espanha). Esta corveta pertenceu à Classe “Baptista de Andrade”.
Entrou pela primeira vez em Lisboa a 24 de julho de 1975 e teve como primeira missão uma comissão em Timor, que era palco de uma guerra civil, largando a 3 de setembro do mesmo ano. Durante esse período, o seu porto operacional foi a ilha de Ataúro, onde se instalou o Governo e as Forças Armadas do território. A 8 de dezembro assistiu ao bombardeamento naval da cidade de Díli que antecedeu o desembarque das forças militares da Indonésia.
O seu regresso, pelo Pacífico e canal de Panamá, possibilitou que o navio completasse uma viagem de circum-navegação, entrando na barra do Tejo a 11 de março de 1976. Nesse mesmo ano participou nas Comemorações do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos, ao lado da corveta Honório Barreto, tendo aportado em Nova York, Filadélfia, Baltimore, Fort Lauderdale e La Guaira.
Ao longo do seu período operacional, a corveta Afonso Cerqueira efetuou diversas comissões aos Açores, tendo participado em exercícios navais, de âmbito nacional e internacional, e realizou viagens de instrução com escalas em portos europeus e americanos.
A sua vida operacional terminou a 11 de março de 2015, tendo na sua última viagem rumado à Ilha da Madeira onde foi afundada a sul do Cabo Girão. Atualmente é um recife artificial para inúmeras espécies marinhas.
Assista aos vídeos que lhe sugerimos, acerca deste navio:
Largada do ex-NRP Afonso Cerqueira | VER SIC NOTÍCIAS: Corveta Afonso Cerqueira | VER