No dia 13 de junho de 1947 foi criada, por Despacho Ministerial, a SOPONATA – Sociedade Portuguesa de Navios Tanques, Lda – uma das importantes empresas que fez parte da Marinha Mercante Portuguesa.
Durante a 2ª Guerra Mundial, as dificuldades de abastecimento de combustíveis, aliadas à ausência de frota de navios petroleiros, acentuaram a dependência energética de Portugal face aos países com companhias transportadores de petróleo. O então Ministro da Marinha, Almirante Américo Thomaz, defendeu a “constituição de uma companhia de navegação a que fosse atribuída a exploração de todos os navios tanques portugueses”.
Partindo desta ideia, vai então ser criada a SOPONATA, instituída por Despacho Ministerial e constituída por escritura pública a 13 de junho de 1947, por associação e repartição de capitais dos principais armadores e importadores das cargas a transportar, entre eles, a CCN (Companhia Colonial de Navegação), a CNN (Companhia Nacional de Navegação) e a SG (Sociedade geral de Comércio, Indústria e Transportes).
Em 1947, aquando da sua criação, adquirem-se os seus primeiros três navios, o Gerez, o Aire e o Marão. Em Janeiro de 1948, foi adquirido o primeiro navio da companhia construído no Arsenal do Alfeite, o Sameiro. A evolução das políticas energéticas e os condicionalismos nacionais e internacionais levaram a SOPONATA, ao longo de mais de cinco décadas, a reajustar a sua frota, aumentando o número e a capacidade dos seus navios. Em 57 anos de existência, a empresa contou com 38 navios, dos quais 16 totalmente ou, parcialmente, construídos em estaleiros navais portugueses. Em março de 2004, foi acertada a venda da transportadora, entre o Grupo José de Mello, detentor da mesma, e a empresa americana General Maritime.