São Francisco Xavier, jesuíta e apóstolo do Oriente, nasceu a 7 de abril de 1506, no castelo de Xavier (Navarra). Homem religioso, designado como “Apóstolo das Índias”, teve um papel de grande relevo na missionação na Ásia. Morreu a 3 de dezembro de 1552, na ilha Sanchoão (China).
São Francisco Xavier é uma das figuras religiosas mais notórias devido às missões no Oriente, por ser visto e admirado pela sua generosidade na transmissão da mensagem religiosa. Oriundo de uma família com algumas posses, viveu a sua infância num clima de guerra que o terá marcado.
Quando estudou em Paris, onde se tornou mestre em artes, conheceu Santo Inácio de Loyola cuja mensagem e palavras o sensibilizaram e fascinaram. Posteriormente estudou teologia e foi ordenado sacerdote. Em 1540 veio para Lisboa, partindo no ano seguinte para a Índia onde foi Superior da Companhia de Jesus. Passou por Goa, Cochim, Ceilão, Malaca, Japão e China. A sua marca na chegada à Índia possibilitou a chegada de jesuítas a quem se deveu a criação de escolas, colégios, hospitais, núcleos de pregação e apoio social, assim como a criação da primeira oficina de imprensa e publicação de livros.
O Museu de Marinha tem na sua coleção uma escultura de São Francisco Xavier considerada uma das peças de maior importância no seu espólio. Esta imagem, datada do século XVIII, foi esculpida em madeira exótica e pertenceu a um antigo convento em Diu. Atualmente, encontra-se na exposição permanente do Museu de Marinha, onde chegou em 1956.