No dia 30 de maio de 1854 nascia Wenceslau de Moraes, oficial de Marinha e escritor que teve um papel fundamental na divulgação da cultura japonesa em Portugal.
Nascido em Lisboa, no dia 30 de maio de 1854, Wenceslau José de Sousa de Moraes herdou dos pais o gosto pelas letras, tendo-se notado, desde cedo, a sua apetência para a escrita. Iniciou a sua carreira militar em 1871, no Regimento de Caçadores 5 e, mais tarde, após frequentar os Preparatórios na Escola Politécnica, acabou por ingressar na Escola Naval, em 1873.
Dois anos depois, concluiu o curso e passa e desempenhar as funções de oficial de Marinha, com comissões de embarque, nas quais passa por vários territórios do Império, assim como por países estrangeiros. Em 1888 chega a Macau para assumir o cargo de Imediato do Capitão dos Portos e, a partir daí, reforça-se a sua ligação com o Oriente. Nessa comissão visita vários países do Oriente, indo por diversas vezes ao Japão.
O seu fascínio pela cultura oriental foi crescendo, facto que o levou a desligar-se da vida naval em 1899, abdicando da reforma referente à mesma. Passou a ser cônsul de Portugal em Hiogo e Osaka, cargo que manteve até 1913, deixando então de ter qualquer ligação ao estado português, passando a dedicar a sua vida à cultura japonesa, o que fez com que tivesse tido um papel fundamental na divulgação da cultura japonesa no nosso país. Viria a falecer no dia 1 de julho de 1929, depois de 31 anos a viver no Japão.