Construído em 1962 nos estaleiros Howaldtswerke, em Kiel, na antiga República Federal da Alemanha, foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada no dia 8 de novembro de 1985, servindo como navio de apoio logístico.
Os primeiros anos deste navio-logístico foram ao serviço da Companhia Nacional de Navegação, onde serviu como navio mercante, então com o nome Cabo Verde. Operou como cargueiro, navegando na carreira de África até 1974 e posteriormente em ligações entre Europa, África e América do Norte. Realizou a sua última viagem comercial entre Bissau e Lisboa, onde chegou em 19 de setembro 1985.
Foi adquirido pela Marinha Portuguesa e rebatizado de S. Miguel, passando a desempenhar funções de apoio logístico, nomeadamente aos Açores e Madeira, e realizou também, duas missões aos Estados Unidos e Moçambique. Em 1991, foi o único navio português que participou na Guerra do Golfo, onde efetuou duas missões de apoio logístico entre Portsmouth e Aljubail, na Arábia Saudita.
A 20 de dezembro de 1993 foi abatido ao efetivo dos navios da Armada, tendo sido depois afundado ao largo da costa continental de Portugal numa operação complexa e difícil. Na fase final do processo ocorreu uma explosão devido ao carregamento de munições e explosivos obsoletos que pertenciam à Região Militar de Lisboa e que tinham igualmente como objetivo, o fundo do mar.