Construído nos Estaleiros Dubigeon-Normandie, em Nantes, de acordo com os planos dos submarinos franceses da classe Daphné, o NRP Albacora (S 163) foi lançado à água no dia 13 de outubro de 1966 e incorporado no efetivo dos navios da Armada no dia 1 de outubro de 1967. Foi o primeiro submarino da 4ª esquadrilha de submarinos portuguesa.
Ao longo da sua vida operacional participou em exercícios de âmbito nacional e internacional, que permitiram o seu aprontamento para missões de proteção da navegação oceânica em águas de interesse Nacional, na proteção da navegação costeira e na execução operações de reconhecimento pautadas pelo sigilo e a surpresa.
Em setembro de 1973, durante a realização do exercício “Quick Shave”, de âmbito NATO, foi considerado desaparecido durante algumas horas, por dificuldades em estabelecer comunicações com as unidades da Marinha Portuguesa e as demais presentes no exercício.
Em 2010, com quase 40.000 horas de Navegação e 26.500 de Imersão, o Albacora, termina a sua vida operacional. Ficara conhecido por ter sido o primeiro submarino português a passar o estreito de Gibraltar, em imersão.
Na fotografia:
O Albacora escalando Portsmounth (Inglaterra) em 1979 durante o exercício Joint Maritime Course.