Capitão-de-mar-e-guerra José Fernandes Martins e Silva Nota de Pesar
1932-2021
É com profundo pesar que o Museu de Marinha assinala o falecimento do Capitão-de-mar-e-guerra José Fernandes Martins Silva, seu antigo diretor.
Ao longo de cerca de 50 anos de carreira militar ao serviço da Marinha Portuguesa, o Comandante Martins e Silva desempenhou diversas comissões de embarque em navios de diversos tipos e classes. Destas destacam-se o comando de uma unidade em campanha, na Guiné, bem como do Navio-Escola “Sagres”, primeiro como oficial imediato e depois como comandante, em diversas viagens de instrução e representação. Foi sob o seu comando que o Navio-Escola “Sagres” realizou a sua primeira viagem de circum-navegação (1978-1979).
Após o desempenho de diversas funções de chefia e comando de unidades em terra, o Comandante Martins e Silva esteve ao serviço do Museu de Marinha durante 13 anos, 9 dos quais como seu diretor entre 1991 e 2000.
Durante a sua direção, o acervo do Museu de Marinha conheceu um notável aumento com a incorporação de inúmeras peças nas suas coleções, muitas das quais através dos apoios de instituições e de particulares, em resultado da sua iniciativa em promover uma maior participação e abertura à sociedade.
A recuperação e administração dos espaços da ex-Fábrica Nacional de Cordoaria, confiados ao Museu de Marinha, bem como o seu empenho e contributo para a recuperação da fragata “D. Fernando II e Glória”, são alguns dos exemplos do saber, rigor e competência pelos quais se pautaram as cinco décadas de carreira.
O Museu de Marinha presta a sua homenagem ao Comandante Martins e Silva, enaltecendo o seu legado e a sua dedicação à Marinha e ao País, expressando o seu voto de pesar à família, camaradas e amigos.