No passado dia 11 de janeiro de 2019, em representação do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, o Contra-almirante João Valente dos Santos, Diretor da Comissão Cultural de Marinha e o Dr. Rui Raposo, Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, assinaram um protocolo visando a criação de uma exposição permanente dedicada ao Almirante-mor dos mares da Índia, D. Vasco da Gama e à fundação da Casa da Vidigueira naquele município, através da colaboração técnica e científica com o Museu de Marinha.
Em 29 de dezembro de 1519 foi concedido a Vasco da Gama o título de Conde da Vidigueira pelo Rei D. Manuel I, em reconhecimento pelos seus feitos na descoberta do caminho marítimo para a Índia, assim como o primeiro título de Almirante-mor dos mares da Índia.
Em finais de fevereiro de 1524 foi nomeado Vice-rei da Índia, onde veio a falecer em 24 de dezembro desse mesmo ano. Os seus descendentes, e condes da Vidigueira, mantiveram a condição social de Vasco da Gama, tendo sido concedido ao seu trineto D. Vasco Luís da Gama, o título de Marquês de Niza, no século XVII.