Direção
Cultural
da Marinha
  • Voltar
  • Aquário
    • O Aquário
    • O Museu
    • Aprender Mais
    • Atividades
  • Banda
    • A Banda
    • Os Maestros
    • Ensembles
    • Discografia
    • Educação
    • Contactos
  • Biblioteca
    • A Biblioteca
    • Arquivo Histórico
    • Educação
    • Atividades
  • Fragata
    • História
    • O Navio
    • Educação
  • Museu
    • Exposições
    • Coleções
    • Educação
    • Atividades
  • Planetário
    • Astronomia
    • Sessões
    • Educação
  • PT
  • EN
Direção
Cultural
da Marinha
PT EN
    Aquário
  • O Aquário
  • O Museu
  • Aprender Mais
  • Atividades
    Banda
  • A Banda
  • Os Maestros
  • Ensembles
  • Discografia
  • Educação
  • Contactos
    Biblioteca
  • A Biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • Educação
  • Atividades
    Fragata
  • História
  • O Navio
  • Educação
    Museu
  • Exposições
  • Coleções
  • Educação
  • Atividades
    Planetário
  • Astronomia
  • Sessões
  • Educação

Protocolo | Centro de Investigação - Universidade Lusófona

  • DCM
  • Museu de Marinha
  • Multimédia
  • Protocolo | Centro de Investigação - Universidade Lusófona

Partilhar

Conteúdo

|

Protocolo | Centro de Investigação - Universidade Lusófona

13/03/2019
Conteúdo da Página

O Museu de Marinha assinou um protocolo de colaboração com Centro de investigação – CICANT - Universidade Lusófona, em 12 de fevereiro 2019, no âmbito do projeto muSEAum cujo objetivo é o desenvolvimento de um ecossistema competitivo e sustentável de museus, sustentado numa marca coletiva “muSEAum - Museus de Mar de Portugal” e a sua projeção através de tecnologias digitais para todo o Mundo.


A 27 de fevereiro 2019 o Museu de Marinha participou no workshop “Ouvir os museus, apresentar a equipa”, na Biblioteca Vitor de Sá, em Lisboa, com a equipa do projeto do CICANT e com representantes do Museu de Portimão - Algarve, do Museu do Mar – Cascais e do Museu de Ílhavo – Aveiro. Outros Museus brevemente deverão integrar este projeto, que é financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia – FCT.

O objetivo de muSEAum é o desenvolvimento de um ecossistema competitivo e sustentável de museus baseado nas marcas dos museus e no respetivo contributo para a marca coletiva muSEAum, Museus de Mar de Portugal, e a sua projeção através de tecnologias digitais para todo o mundo.

muSEAum inclui o desenvolvimento de um modelo de desenvolvimento de públicos para pequenos museus baseado na integração coerente de disciplinas e técnicas de marketing e branding aplicadas aos museus; no design de experiência do visitante; e no desenvolvimento da marca coletiva muSEAum, Museus do Mar de Portugal.
 
Em parceria com os museus serão desenvolvidos processos de conhecimento para a exploração competitiva pelos museus das suas características e coleção através da definição, gestão e comunicação da marca própria e dos benefícios para os museus do efeito de rede inerentes a uma marca coletiva.

O conceito de museu de mar definido pelo projeto incorpora diversos museus, locais ou experiências. Há em Portugal mais de 60 museus cuja temática tem relação com o mar. Alguns são totalmente dedicados às coisas do mar, outros incorporam nas suas coleções importantes temáticas relacionadas com o mar – navegação, exploração, vidas, artes. Muitos têm no seu cerne a grande tradição marítima portuguesa.

O seu email foi registado com sucesso.

O email disponibilizado não é válido.

MANTENHA O CONTACTO CONNOSCO

MUSEU DE MARINHA

  • geral.museu@marinha.pt

Redes Sociais

Sobre Nós

  • O Museu
  • Horários
  • Serviços
  • Como Chegar
  • Diretor

Links Uteis

  • GAMMA
  • ICOM
  • ICMM
  • EMH
  • APOM

Siga-nos nas redes sociais

  • © 2025 Direção Cultural da Marinha
  • |
  • Acessibilidade
  • |
  • Info Legal
  • |
  • Cookies
  • |
  • Mapa do site