A Estação Espacial Internacional (ISS) é uma plataforma científica única, onde os astronautas realizam experiências em diferentes disciplinas de investigação como as ciências da Terra e do espaço, a biologia, a fisiologia humana, as ciências físicas e as demonstrações tecnológicas, que não poderiam realizar-se num qualquer lugar da Terra.
A Estação Espacial oferece grandes vantagens porque permite, por exemplo, aos cientistas exporem materiais ao ambiente extremo do espaço, testando tecnologias que permitirão realizar no futuro, viagens espaciais mais distantes.
O ambiente em microgravidade favorece a observação e a compreensão de novos comportamentos em diferentes sistemas: da dinâmica dos fluídos, às formas assumidas pelas chamas numa combustão.
Em microgravidade, também se revelam os efeitos da permanência do corpo humano no espaço, como a perda de massa óssea e muscular, as alterações na visão, na cognição e nas funções motoras finas, assim como no sistema fisiológico. Os astronautas, para mitigar esses efeitos, realizam pelo menos duas horas de exercício físico por dia e seguem uma dieta rigorosa.
Há 21 anos que existe uma presença humana contínua a bordo do laboratório orbital, com astronautas de diferentes nacionalidades. A ISS é também um exemplo de que a ciência promove a concórdia e o entendimento entre os povos contribuindo para a paz no mundo.
Este texto enquadra-se na missão cultural da Marinha Portuguesa, de disponibilizar ao público, conteúdos de divulgação de astronomia.
Vasco Teixeira
Astrónomo, Planetário de Marinha
Imagem: