Direção
Cultural
da Marinha
  • Voltar
  • Aquarium
    • The Aquarium
    • Museum
    • Learn More
    • Activities
  • Band
    • The Band
    • The Maestros
    • Ensembles
    • Discography
    • Education
    • Contacts
  • Library
    • Historical Arquive
    • Education
    • Activities
  • Fragata
    • History
    • The Ship
    • Education
  • Museum
    • Exhibitions
    • Collections
    • Education
    • Activities at the Museum
  • Planetarium
    • Astronomy
    • Shows
    • Education
  • Cópia de Museum
    • Exposições
    • Coleções
    • Educação
    • Bilhetes
  • PT
  • EN
Direção
Cultural
da Marinha
PT EN
    Aquarium
  • The Aquarium
  • Museum
  • Learn More
  • Activities
    Band
  • The Band
  • The Maestros
  • Ensembles
  • Discography
  • Education
  • Contacts
    Library
  • Historical Arquive
  • Education
  • Activities
    Fragata
  • History
  • The Ship
  • Education
    Museum
  • Exhibitions
  • Collections
  • Education
  • Activities at the Museum
    Planetarium
  • Astronomy
  • Shows
  • Education
    Cópia de Museum
  • Exposições
  • Coleções
  • Educação
  • Bilhetes

Efeméride | Início da Travessia Aérea do Atlântico Sul

  • DCM
  • Navy Museum
  • Multimédia
  • Efeméride | Início da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Share

Content

|

Efeméride | Início da Travessia Aérea do Atlântico Sul

3/30/2021
Page Content
A 30 de março de 1922 assinalou-se o início da travessia aérea do Atlântico Sul protagonizada pelos Comandantes Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Nesta data, partiram a bordo do hidroavião Fairey III MkII, batizado Lusitânia, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Este evento representa um dos pontos altos da Aviação Naval Portuguesa.

Com a entrada de Portugal na Grande Guerra o então Primeiro-tenente Sacadura Cabral foi o principal defensor da utilização de meios aéreos na Marinha. Após realizado o curso de piloto e a especialização em hidroaviões, em França, em janeiro de 1917, propôs ao Ministro da Marinha a criação de um dispositivo de vigilância aérea da costa, o qual seria o meio mais eficaz para deteção de submarinos inimigos que, impunemente, atacavam os portos e navios nacionais. 

A aquisição de dois hidroaviões ao consórcio Franco-britânico FBA e a sua ativação ainda no início de 1917 marca o inicio operacional da Aviação Naval Portuguesa. Após o fim da 1ª Guerra Mundial e no âmbito do primeiro centenário da independência do Brasil, em 1922, Sacadura Cabral teve a ideia de comemorar esta efeméride realizando uma viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro. 

A realização desta viagem dependia do desenvolvimento de um processo de navegação que permitisse conduzir em segurança a aeronave sobre a imensidão do oceano. Para tal, Gago Coutinho, conhecedor experimentado dos procedimentos de posicionamento em terra e no mar, adaptou essas técnicas ao novo meio, o ar. Após um primeiro teste a 22 de março de 1921, com a primeira ligação aérea entre o Continente e a Madeira, Gago Coutinho e Sacadura Cabral encontravam-se preparados para realizar, cerca de um ano mais tarde, a travessia do Atlântico Sul, e com isso entrar para a História da Aviação mundial.


Your email has been registered successfully.

The email provided is not valid.

KEEP IN TOUCH WITH US

NAVY MUSEUM

  • geral.museu@marinha.pt

Social Networks

About Us

  • The Museum
  • Timetable
  • Services
  • How to arrive
  • Director

Useful Links

  • GAMMA
  • ICOM
  • ICMM
  • EMH
  • APOM

Follow us in the social networks

  • © 2025 DCM
  • |
  • Accessibility
  • |
  • Cookies
  • |
  • Info Legal
  • |
  • Site Map