Embora pareçam flores subaquáticas, as anémonas são na verdade animais pertencentes ao Filo dos Cnidários, no qual também se incluem as alforrecas, os corais e as gorgónias.
São muito comuns na zona das marés, onde se fixam aos rochedos pela base, que também usam para se deslocar. O corpo tem a forma de um saco, que abre para o exterior por um único orifício que funciona como boca e ânus e se encontra rodeado por numerosos tentáculos.
Urtigas do mar
Os tentáculos das anémonas têm células urticantes, uma vez que têm no seu interior um filamento enrolado, que disparam de forma semelhante a um arpão sempre que algo lhes toca, injetando então um veneno no corpo da vítima que fica paralisada.
Este veneno também pode provocar irritações na pele, olhos e boca das pessoas. Por esta razão é preciso ter cuidado ao tocar nas anémonas.
Uma armadilha fatal
Os tentáculos da anémona são armadilhas fatais para pequenos peixes ou camarões que deles se aproximem. Logo que lhes tocam ficam paralisados pelas células urticantes e são depois conduzidos até à boca para serem engolidos.