Aquário Vasco da Gama celebra 125 anos com Moeda Comemorativa da Literacia dos Mares
O Aquário Vasco da Gama e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda lançaram em iniciativa conjunta, uma moeda de coleção "Literacia dos Mares" no âmbito das celebrações dos 125 anos do Aquário Vasco da Gama, que visa destacar a importância da preservação dos ecossistemas marítimos e promover o conhecimento sobre os oceanos.
Projetada pela artista Baiba Šime, a moeda de edição limitada é uma obra-prima visual para os amantes da numismática. O anverso da moeda apresenta o exoesqueleto de um ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus) e o reverso, contempla a lula-gigante (Architeuthis), criatura marinha emblemática do Aquário Vasco da Gama. A moeda de coleção "Literacia dos Mares" pode ser adquirida na loja online da Casa da Moeda e o valor irá reverter para a preservação e divulgação do conhecimento sobre os mares.
O Aquário Vasco da Gama, inaugurado em 1898 e entregue à Marinha Portuguesa em 1901, possui um legado notável na divulgação da vida marinha. É reconhecido como um dos aquários mais antigos do mundo aberto ao público, desempenhando um papel vital na literacia dos mares e na conscientização sobre a necessidade de conservação dos oceanos.
A parceria entre a Impresa Nacional-Casa da Moeda e o Aquário Vasco da Gama expande a missão de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção dos ecossistemas marítimos, ao mesmo tempo em que se torna um objeto de valor histórico e colecionável para os entusiastas e amantes da vida marinha.