Os ambientes ribeirinhos do continente asiático são muitos e diversificados, albergando uma enorme diversidade de espécies de peixes. As espécies encontram-se bem distribuídas por toda a região pois os rios das ilhas mais pequenas, como Sumatra e Bornéu, formavam outrora, juntamente com os da Índia e Tailândia, um único e grande sistema fluvial.
Os cursos de água do sudeste asiático abrigam grande parte das espécies ornamentais mais conhecidas e utilizadas pelos numerosos adeptos da aquariofilia em todo o mundo. Graças à beleza e variedade das suas formas e cores, bem como à relativa facilidade com que se conseguem manter, compõem aquários magníficos.
Nestas zonas de águas lentas ou quase paradas, ricas em vegetação e com abundância de matéria orgânica, os ribeiros apresentam frequentemente uma tonalidade acastanhada devido às rochas vermelhas, ricas em ferro, que cobrem o fundo.
Na floresta inundada asiática a matéria orgânica é abundante, proporcionando riqueza de alimento para a grande diversidade de espécies que aí habitam. O nível de oxigénio é frequentemente baixo, o que levou muitas espécies a desenvolverem adaptações para extrair oxigénio do ar.
Visite o Aquário e descubra algumas das bonitas e coloridas espécies que habitam os rios e lagos do sudeste asiático.