Os anelídeos são aqueles animais que conhecemos pelo nome de minhocas ou vermes. Têm o corpo alongado e geralmente dividido em segmentos ou anéis, característica que lhes deu o nome.
Com a ajuda de fortes músculos circulares e longitudinais, estes animais conseguem contrair e estender o corpo, movimentando-se assim. Têm também pequenos apêndices laterais, chamados parápodes, onde estão alojadas sedas (pequenos pêlos) rígidas que auxiliam a movimentação.
Os poliquetas podem rastejar sobre a areia ou lodo, esconder-se nos tubos onde vivem ou ainda nadar livremente.
Dentro deste grupo de animais vamos destacar a classe dos poliquetas, que são aqueles que têm "muitas sedas”. Existem mais de 8 000 espécies de poliquetas, todos eles marinhos, que se podem encontrar desde a linha de costa até às grandes profundidades.
Podem ser sedentários ou errantes. Os sedentários têm uma vida fixa, dentro de tubos que constroem a partir de diversos materiais (areia, calcário) ou em galerias que escavam na areia ou lodo. Os errantes têm uma vida livre, geralmente junto ao fundo, escondendo-se entre rochas, plantas ou algas.
Apresentam hábitos alimentares diversificados, adaptados ao seu modo de vida. Os alimentam-se de invertebrados. Os sedentários, alimentam-se de pequenas partículas, especialmente plâncton, que filtram da água.