No âmbito do projeto “Conservação ex situ de organismos fluviais”, em parceria com o MARE-ISPA, a Quercus e a Faculdade de Medicina Veterinária, o Aquário Vasco da Gama libertou, no dia 7 abril, 114 Ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale) no rio Sizandro, em Runa, Torres Vedras.
Esta é uma forma de proteger as espécies consideradas criticamente em perigo, devido à redução das populações no meio natural, provocada por vários fatores: descargas de poluentes, ocorrência cada vez mais frequente de verões prolongados e secos, destruição da vegetação das margens e proliferação de espécies invasoras vegetais e animais.
Os peixes libertados nasceram no Aquário e são descendentes de exemplares capturados no mesmo rio. Foram convidados a participar nesta atividade os alunos da escola básica local, a quem foram oferecidos os primeiros exemplares do livro "Os meninos-do-rio". A história, escrita por Pitta Maria e ilustrada por Catarina França, foi inspirada nos meninos que todos os anos se juntam a nós para cuidar das populações locais de peixes de água doce.