O Aquário Vasco da Gama deu um salto tecnológico e os visitantes ganham uma nova forma de ver o oceano
O Aquário Vasco da Gama (AVG) abriu um novo espaço, uma "Janela para o Oceano", onde será possível interagir com o oceano virtualmente, e "mergulhar" nas profundezas do mar. Esta janela consiste num ecrã interativo de grandes dimensões, um dos maiores da Península Ibérica, onde os visitantes poderão encontrar diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa, descobrir o seu habitat e as suas características gerais e biológicas.
O projeto nasceu no antigo tanque das otárias, pelo facto de estes animais de grandes dimensões não terem no espaço onde viviam as condições adequadas, e neste sentido o Aquário decidiu deixar de ter este tipo de animais marinhos de grande porte.
A "Janela para o Oceano" consiste numa parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo em 3D.
Neste novo espaço imersivo está também um chão interativo onde se pode brincar com outras espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas. Os mais novos terão duas mesas, também elas interativas, onde poderão ver os seus peixes desenhados ganhar vida e segui-los no ecrã ou em casa.
O AVG como casa da ciência e museu de história natural continuará a ser assim uma porta para o oceano, que permitirá ao público uma maior interação.
Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com 123 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital.