“Junto das margens dos rios vivem pequenas tribos de criaturas que usam tatuagens de plantas e animais no corpo. Os cientistas ainda não conseguiram estudá-las muito bem, pois escondem-se com facilidade, mas já chegaram à conclusão de que os pequenos seres não conseguem viver muito tempo longe dos rios...”
“Os meninos-do-rio” é uma história escrita por Pitta Maria e ilustrada por Catarina França, que se inspirou nos meninos que todos os anos se juntam a nós para cuidar das populações locais de peixes de água doce.
Desde há muito que o Aquário Vasco da Gama colabora com o ISPA, a Águas do Tejo Atlântico e associações de defesa do ambiente, como a QUERCUS, em projetos de conservação da natureza dedicados à recuperação de populações nativas de peixes de água doce ameaçadas.
Desenvolvendo técnicas de conservação ex-situ para espécies como o Ruivaco-do-Oeste Achondrostoma occidentale, uma espécie endémica da região do Oeste, o Aquário tem reproduzido nos bastidores peixes que são recolhidos nos troços das ribeiras onde mais tarde liberta os seus descendentes.
Estas ações de libertação de peixes são acompanhadas de perto pelas escolas que se encontram perto das margens dessas linhas de água, envolvendo os alunos num trabalho que se estende ao longo do ano letivo. Este ano houve uma surpresa adicional: a oferta de livros com a história de ”Os meninos-do-rio" a todos os meninos e meninas.
No momento em que assistimos à extinção de espécies em todo o mundo haverá algo mais importante para uma criança do que sentir que pode crescer juntamente com o rio da sua terra? Os meninos-do-rio parecem saber a resposta.