O Aquário Vasco da Gama expõe com destaque especial a fauna marinha da costa portuguesa, com o objetivo de a divulgar junto dos visitantes e criar oportunidades para os estudantes e investigadores estudarem a biologia das espécies da nossa costa.
Todos os anos registamos a ocorrência de casos de reprodução de várias espécies de peixes da costa portuguesa nos aquários da exposição. Embora sejam peixes litorais comuns, verifica-se com frequência, que muito pouco se sabe sobre a sua reprodução ou que a ocorrência desta em cativeiro nunca foi comunicada. Assim, cada vez que uma espécie de peixe se reproduz pela primeira vez no Aquário, procuramos registar o máximo de informação possível. Os registos descrevem o comportamento reprodutor da espécie, os ovos, o desenvolvimento embrionário e o desenvolvimento e comportamento das larvas.
Registaram-se informações importantes relativas à reprodução dos balhacus (Sphoeroides marmoratus), de várias espécies de cabozes (Gobius cobitis, Gobius cruentatus, Gobius paganellus), dos apara-lápis (Macrorhamphosus scolopax) e de várias espécies de marachombas (Parablennius ruber, Parablennius pilicornis, Lipophrys pholis, Lipophrys trigloides).
A maioria dos trabalhos de investigação citados foram realizados em colaboração com investigadores da Unidade de Eco-Etologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e deram origem a artigos publicados em revistas científicas.
Conheça dois dos artigos publicados: