Através do projeto TransforMAR, a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, estabeleceu um protocolo de colaboração com o Lidl, que prevê a realização de ações que visam a preservação dos ecossistemas marinhos e a proteção dos oceanos, onde se inclui a requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton do Aquário Vasco da Gama.
O protocolo estabelece as condições de colaboração entre as duas entidades, com vista ao incremento de ações que visam a preservação do ambiente e dos oceanos, designadamente, na requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton que visem um melhoramento das capacidades existentes para uma melhor eficiência e eficácia dos serviços prestados à comunidade no Aquário Vasco da Gama.
O projeto TransforMAR foi desenvolvido em 2018 com o objetivo de consciencializar a população para comportamentos mais sustentáveis, em benefício dos oceanos, sensibilizando para a importância da reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos e resíduos de metal, evitando que estes acabem no mar, colocando em causa os ecossistemas.
Para Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal “Esta parceria que estabelecemos com a Marinha está totalmente alinhada com o nosso compromisso de cuidarmos do planeta. Reconhecemos a urgência em proteger e salvar os oceanos, em respeitar a biodiversidade e em conservar os recursos e, enquanto empresa socialmente responsável, continuaremos a fazer a nossa parte, sensibilizando também a sociedade para estes temas fulcrais”.
Para o Comandante Nuno Leitão, Diretor do Aquário, “a Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, está empenhada em contribuir de forma ativa na preservação dos ecossistemas marinhos e na conservação dos seres que aí habitam. A parceria com o Lidl Portugal vem cimentar este nosso foco. A criação de pontes com empresas socialmente responsáveis é central na preservação da natureza, assegurando um futuro de qualidade para as gerações vindouras.”