Os Artrópodes são o grupo mais numeroso do reino animal, incluindo os crustáceos, os insetos e outros. Têm o corpo segmentado, dividido em três partes fundamentais (cabeça, tórax e abdómem) e coberto na maior parte dos casos por uma carapaça rígida.
Uma estranha forma de crescer
A rija carapaça impede os artrópodes de crescer continuamente, razão pela qual estes animais adotaram uma forma curiosa de crescimento: quando o seu corpo começa a ficar "apertado" dentro da carapaça, libertam-se dela. Aproveitam então o período em que estão protegidos apenas por uma membrana flexível para crescerem. Em seguida formam nova carapaça, já adaptada às novas dimensões do corpo. A este processo de substituição da carapaça chama-se muda.
A maior parte dos artrópodes marinhos são crustáceos. Existem mais de 25 000 espécies de crustáceos que habitam mares e oceanos de todo o mundo.
Podem ter formas muito diversas como as cracas e percebes, as pulgas-do-mar, os bichos-de-conta ou os conhecidos caranguejos camarões e lagostas.
Na maioria dos casos os sexos são separados. Os ovos são cuidados e protegidos até ao nascimento das larvas que têm vida livre, passando por diferentes estádios de desenvolvimento até ao estado adulto.