Os peixes dos rios portugueses são aparentados com outros peixes da Europa, mas a maioria parece estar isolada na Península há muitos milhões de anos. Por essa razão, quase todas as espécies de peixes de água doce são endémicas da Península Ibérica, existindo em Portugal e em Espanha, ou apenas em pequenas áreas do território de Portugal ou de Espanha.
Em Portugal existem 45 espécies nativas e 19 espécies exóticas de peixes de água doce.
Lamentavelmente os rios e ribeiras do nosso país estão hoje extremamente poluídos, o que em conjugação com a destruição de habitat provocada pelo crescimento urbano descontrolado e o efeito dos períodos de seca cada vez mais prolongados, coloca em risco de sobrevivência todas as populações de peixes que aí habitam.
Sabemos hoje que os peixes de água doce são o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta. Das espécies nativas de peixes, cerca de 60% estão ameaçadas de extinção. É por isso muito importante o trabalho que o Aquário Vasco da Gama tem vindo a desenvolver de reproduzir espécies ameaçadas de peixes que são recolhidos em troços de rios e ribeiras onde mais tarde são libertados os seus descendentes. Desde o início do projeto foram já libertados na natureza milhares de peixes.
Temos também desenvolvido um conjunto diversificado de atividades de educação ambiental com escolas que se encontram próximas dos rios e ribeiras onde os peixes são libertados desafiando alunos e professores a zelarem pelos rios s seus habitantes.
É tempo de olharmos os nossos rios e cuidarmos dos seus peixes!