Ensemble de percussão

​No seio de uma banda como a Banda da Armada nascem regularmente vários agrupamentos de música de câmara para apresentações em público. Essas apresentações resultam das necessidades de programação da banda mas também para que se consiga executar repertório específico para esses grupos, explorando assim um maior aperfeiçoamento técnico e musical que depois se vai refletir no grande agrupamento que é a Banda.

O Ensemble de Percussão da Banda da Armada tem como características principais a interpretação de temas escritos originalmente para percussão, assim como a demonstração ao público da enorme variedade de instrumentos que fazem parte desta família.
A Percussão é uma das várias famílias de instrumentos que integram a Banda da Armada, tendo tido nos últimos anos uma evolução enorme. Os seus executantes especializam-se em todos os instrumentos da família (daí ser normal e usual num concerto os elementos rodarem pelos vários instrumentos) e os compositores cada vez mais procuram novas sonoridades e exploram tecnicamente os diversos instrumentos. O conhecimento da sonoridade e característica de cada instrumento faz com que se consigam sonoridades absolutamente únicas.

Esta família divide-se em dois tipos de instrumentos, os de altura definida e os de altura indefinida:

Altura definida
Idiofones: Marimba, Vibrafone, Xilofone, Glockenspiel e Jogo de Sinos, crótales.
Membranofones: Tímpanos.

Altura indefinida
Idiofones: Tam-tam, Pratos, Castanholas, Triângulo, etc.
Membranofones: Bombo, Caixa, Pandeiro, Congas, Blocos, etc.

A criatividade dos compositores, aliada à imaginação e profissionalismo dos músicos, faz com que este Ensemble quase não tenha limites na forma como se apresenta, podendo criar momentos musicais fantásticos, desde interpretar peças só com batimentos corporais (palmas, dedos, pernas e pés), a criar uma interessante parte cénica.

Assistir a um concerto do Ensemble de Percussão da Banda da Armada é uma forma de conhecer instrumentos que fazem parte desta numerosa família e ao mesmo tempo apreciar o rigor e arte dos músicos da Banda da Armada.


 

OBRA
AUTOR(ES)
« »