Vantagens da Introdução das Cordas Dobradas nos primeiros anos do
Ensino do Violoncelo
As Cordas Dobradas, uma técnica possível nos instrumentos de cordas
friccionadas, consiste na execução simultânea de duas notas em cordas adjacentes,
resultando num efeito sonoro de maior profundidade e complexidade.
A presente investigação revela que as Cordas Dobradas, apesar de uma técnica
amplamente utilizada e considerada fulcral para um bom domínio de um instrumento de
cordas friccionadas, apresenta falta de consenso no que diz respeito à sua introdução. Não
obstante da sua relevância pedagógica, verifica-se que a maioria dos programas
curriculares das escolas e conservatórios nacionais somente introduz o estudo das cordas
dobradas no ensino secundário.
Foi realizada uma compilação dos programas curriculares de distintos
Conservatórios Oficiais de Música em Portugal do país, e a mestranda pode concluir que
dos sete conservatórios, dois requerem a introdução das Cordas Dobradas a partir do
secundário, sem especificação do grau (Conservatório Nacional e Conservatório de
Música do Porto); dois conservatórios requerem a partir do 6º grau (Conservatório de
Guimarães e Instituto Gregoriano de Lisboa) um conservatório requer a partir do 5º grau
(CEPAM – Conservatório Escola Profissional de Artes da Madeira) e um conservatório,
a partir do 4º Grau (Conservatório Calouste Gulbenkian Aveiro).
Apesar de alguma divergência relativamente aos programas curriculares, a
mestranda procurou investigar a existência de vantagens associadas à introdução das
cordas dobradas nos primeiros anos do violoncelo.
Kurt Sassmannshaus (2004) indica que a introdução das Cordas Dobradas
utilizando as cordas soltas logo nas primeiras lições, apresenta benefícios significativos
para o desenvolvimento do violoncelista. Segundo o autor, esta abordagem inicial
favorece o controlo do arco, visto que o aluno aprende a ajustar o peso, a inclinação e o
ponto de contacto para obter um som limpo e equilibrado em ambas as cordas. Esta
introdução através de Cordas Dobradas Tipo 1 e 2, também facilita o treino auditivo
permitindo ao aluno o desenvolvimento do ouvido musical. Outra vantagem de acordo
com o autor, é a correção da postura, visto que as cordas dobradas exigem um
posicionamento correto da mão esquerda prevenindo maus hábitos desde o início do
percurso formativo.
Susan Kempter (2003) complementa a visão de Sassmannshaus ao afirmar que a
introdução desta técnica nos anos iniciais, quando conduzida de forma consciente e
ajustada às capacidades do aluno, previne tensões musculares e favorece um
desenvolvimento motor saudável. O aluno aprende a distribuir a tensão de forma
equilibrada entre o braço e a mão, evitando pontos de tensão inadequadas o que poderá
resultar em lesões ou desconforto.
Foi conduzido questionário dirigido a violoncelistas, tanto profissionais como
estudantes, com o objetivo de analisar e compreender de que forma a técnica foi
introduzida ao longo da sua formação académica. Através deste questionário, a mestranda
pode reunir os seguintes resultados:
Existem três tipos de introdução às Cordas Dobradas sendo que a maioria dos
participantes foi introduzido através de Exercícios Técnicos com 42.9%, seguido de
31.4% dos participantes que foram introduzidos através do Repertório, e 25,7%, através
das Escalas em Cordas Dobradas. Nesta investigação, foi também apresentada uma
proposta dos diferentes métodos de introdução das Cordas Dobradas com uma
catalogação de diferentes exercícios técnicos.
Podemos concluir que a maioria dos participantes foram introduzidos às Cordas
Dobradas no decorrer do Ensino Secundário: 40%, seguido do 3º Ciclo com 37.1%, 20%
dos participantes foram introduzidos no decorrer do 2º ciclo, e 2.9% foi introduzido no
primeiro ciclo.
Foram também identificadas oito vantagens associadas à introdução desta técnica:
treino auditivo; desenvolvimento da técnica (respostas como mais destreza, facilidade nas
passagens rápidas e facilidade na posição do polegar), facilidade na leitura; conhecimento
do Instrumento; Melhor Postura; Melhor Controlo do Arco; Introdução da técnica no
estudo diário como ferramenta de estudo em passagens complexas; melhoria na posição
e colocação da mão esquerda.
Em modo de conclusão, a introdução das Cordas Dobradas desenvolve
drasticamente a capacidade técnica do aluno, especialmente num contexto de
aprendizagem inicial. Investir no desenvolvimento destas competências nas etapas
iniciais do ensino do violoncelo, potencializa o desempenho do aluno e amplifica as suas
possibilidades musicais.
Autora: CAB B Joana Bettencourt