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Cordas Dobradas do Violoncelo

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Cordas Dobradas do Violoncelo

14/10/2025
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​​​​​​​​​​​Vantagens da Introdução das Cordas Dobradas nos primeiros anos do Ensino do Violoncelo

As Cordas Dobradas, uma técnica possível nos instrumentos de cordas friccionadas, consiste na execução simultânea de duas notas em cordas adjacentes, resultando num efeito sonoro de maior profundidade e complexidade. 

A presente investigação revela que as Cordas Dobradas, apesar de uma técnica amplamente utilizada e considerada fulcral para um bom domínio de um instrumento de cordas friccionadas, apresenta falta de consenso no que diz respeito à sua introdução. Não obstante da sua relevância pedagógica, verifica-se que a maioria dos programas curriculares das escolas e conservatórios nacionais somente introduz o estudo das cordas dobradas no ensino secundário.

Foi realizada uma compilação dos programas curriculares de distintos Conservatórios Oficiais de Música em Portugal do país, e a mestranda pode concluir que dos sete conservatórios, dois requerem a introdução das Cordas Dobradas a partir do secundário, sem especificação do grau (Conservatório Nacional e Conservatório de Música do Porto); dois conservatórios requerem a partir do 6º grau (Conservatório de Guimarães e Instituto Gregoriano de Lisboa) um conservatório requer a partir do 5º grau (CEPAM – Conservatório Escola Profissional de Artes da Madeira) e um conservatório, a partir do 4º Grau (Conservatório Calouste Gulbenkian Aveiro).

Apesar de alguma divergência relativamente aos programas curriculares, a mestranda procurou investigar a existência de vantagens associadas à introdução das cordas dobradas nos primeiros anos do violoncelo.

Kurt Sassmannshaus (2004) indica que a introdução das Cordas Dobradas utilizando as cordas soltas logo nas primeiras lições, apresenta benefícios significativos para o desenvolvimento do violoncelista. Segundo o autor, esta abordagem inicial favorece o controlo do arco, visto que o aluno aprende a ajustar o peso, a inclinação e o ponto de contacto para obter um som limpo e equilibrado em ambas as cordas. Esta introdução através de Cordas Dobradas Tipo 1 e 2, também facilita o treino auditivo permitindo ao aluno o desenvolvimento do ouvido musical. Outra vantagem de acordo com o autor, é a correção da postura, visto que as cordas dobradas exigem um posicionamento correto da mão esquerda prevenindo maus hábitos desde o início do percurso formativo.

Susan Kempter (2003) complementa a visão de Sassmannshaus ao afirmar que a introdução desta técnica nos anos iniciais, quando conduzida de forma consciente e ajustada às capacidades do aluno, previne tensões musculares e favorece um desenvolvimento motor saudável. O aluno aprende a distribuir a tensão de forma equilibrada entre o braço e a mão, evitando pontos de tensão inadequadas o que poderá resultar em lesões ou desconforto.

Foi conduzido questionário dirigido a violoncelistas, tanto profissionais como estudantes, com o objetivo de analisar e compreender de que forma a técnica foi introduzida ao longo da sua formação académica. Através deste questionário, a mestranda pode reunir os seguintes resultados:

Existem três tipos de introdução às Cordas Dobradas sendo que a maioria dos participantes foi introduzido através de Exercícios Técnicos com 42.9%, seguido de 31.4% dos participantes que foram introduzidos através do Repertório, e 25,7%, através das Escalas em Cordas Dobradas. Nesta investigação, foi também apresentada uma proposta dos diferentes métodos de introdução das Cordas Dobradas com uma catalogação de diferentes exercícios técnicos.

Podemos concluir que a maioria dos participantes foram introduzidos às Cordas Dobradas no decorrer do Ensino Secundário: 40%, seguido do 3º Ciclo com 37.1%, 20% dos participantes foram introduzidos no decorrer do 2º ciclo, e 2.9% foi introduzido no primeiro ciclo.

Foram também identificadas oito vantagens associadas à introdução desta técnica: treino auditivo; desenvolvimento da técnica (respostas como mais destreza, facilidade nas passagens rápidas e facilidade na posição do polegar), facilidade na leitura; conhecimento do Instrumento; Melhor Postura; Melhor Controlo do Arco; Introdução da técnica no estudo diário como ferramenta de estudo em passagens complexas; melhoria na posição e colocação da mão esquerda.

Em modo de conclusão, a introdução das Cordas Dobradas desenvolve drasticamente a capacidade técnica do aluno, especialmente num contexto de aprendizagem inicial. Investir no desenvolvimento destas competências nas etapas iniciais do ensino do violoncelo, potencializa o desempenho do aluno e amplifica as suas possibilidades musicais.

Autora: CAB B Joana Bettencourt​

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