Direção
Cultural
da Marinha
  • Voltar
  • Aquário
    • O Aquário
    • O Museu
    • Aprender Mais
    • Atividades
  • Banda
    • A Banda
    • Os Maestros
    • Ensembles
    • Discografia
    • Educação
    • Contactos
  • Biblioteca
    • A Biblioteca
    • Arquivo Histórico
    • Educação
    • Atividades
  • Fragata
    • História
    • O Navio
    • Educação
  • Museu
    • Exposições
    • Coleções
    • Educação
    • Atividades
  • Planetário
    • Astronomia
    • Sessões
    • Educação
  • PT
  • EN
Direção
Cultural
da Marinha
PT EN
    Aquário
  • O Aquário
  • O Museu
  • Aprender Mais
  • Atividades
    Banda
  • A Banda
  • Os Maestros
  • Ensembles
  • Discografia
  • Educação
  • Contactos
    Biblioteca
  • A Biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • Educação
  • Atividades
    Fragata
  • História
  • O Navio
  • Educação
    Museu
  • Exposições
  • Coleções
  • Educação
  • Atividades
    Planetário
  • Astronomia
  • Sessões
  • Educação

Três Hinos Nacionais | Introdução

  • DCM
  • Banda da Armada
  • Multimédia
  • Três Hinos Nacionais | Introdução

Partilhar

Conteúdo

|

Três Hinos Nacionais | Introdução

22/02/2021
Conteúdo da Página
TRÊS FORMAS DE CANTAR A PÁTRIA
Ao longo dos próximos meses, vamos falar-lhe sobre a história dos Hinos Nacionais em Portugal.


CABO B JOÃO ANDRADE NUNES


Genericamente, o hino nacional é entendido como uma composição musical patriótica capaz de evocar e enaltecer as tradições e conquistas de um povo. Reconhecido, assim, como símbolo nacional, não será exagerado afirmar que ele figura como exteriorização sonora que proclama e simboliza uma nação .

Com entrada em oitocentos, os povos europeus, afirmando paulatinamente a sua identidade enquanto Estado-nação, entre outros elementos, socorreram-se da arte musical para cantar e perpetuar os seus feitos patrióticos. Dito de outra maneira, socorreram-se da arte musical para criar elementos identitários e representativos dos seus povos.

Portugal não foi exceção a este movimento. Ademais, ainda que a noção de hino nacional, durante as primeiras décadas do século XIX, tenha sido inexistente – e, por isso mesmo, as peças musicais com carácter público ou oficial fossem identificativas do monarca reinante –, rapidamente esta conceção político-musical cedeu perante uma visão identitária despersonalizada. Na verdade, se até 1834 era possível identificar o hino com o monarca reinante – v.g. Hymno de D. João VI –, o posterior Hymno da Constituição ou Hymno da Carta, ainda que associado a um determinado texto fundamental de cunho pessoal, não apenas cedera àquele entendimento como preparara o caminho para uma total autonomia do hino A Portuguesa enquanto símbolo nacional. 

Ainda que a breve trecho, será esta a apresentação a que se procederá seguidamente.


O seu email foi registado com sucesso.

O email disponibilizado não é válido.

MANTENHA O CONTACTO CONNOSCO

BANDA DA ARMADA

  • ba.geral@marinha.pt

Redes Sociais

Sobre nós

  • Maestros
  • Contactos
  • Chefe

Links Úteis

  • Foco Musical
  • O Teatro o Bando
  • Meloteca
  • Scomegna
  • Jorge Salgueiro

Siga-nos nas redes sociais

  • © 2025 Direção Cultural da Marinha
  • |
  • Acessibilidade
  • |
  • Info Legal
  • |
  • Cookies
  • |
  • Mapa do site