A Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha (BCM-BL) foi enriquecida com mais uma obra literária. O romance O Almirante Português (fig.1), da autoria do Comandante Jorge Manuel Moreira Silva, integra agora o acervo da biblioteca, que conta com mais de 60 mil títulos sobre os mais variados temas para o estudo da História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar, estando disponível para consulta.
O Comandante Jorge Manuel Moreira Silva nasceu em Bissau (Guiné-Bissau) em 11 de setembro 1970. Ingressou na Escola Naval em 1988, sendo promovido a Guarda-Marinha em 1993 e especializando-se em Comunicações em 1997. Entre outras habilitações académicas, o comandante Moreira Silva, é Mestre em História Marítima, tendo já contribuído com mais de uma centena de artigos técnicos e culturais em vários jornais e revistas. É membro efetivo da classe de História da Academia de Marinha, sócio da Revista Militar e membro associado do Centro de Investigação Naval (CINAV).
O Almirante Português, o primeiro romance histórico deste autor, retrata a viagem de uma força naval portuguesa, sob o comando do Almirante Marquês de Niza, na campanha do Mediterrâneo, ao lado da esquadra britânica de Lord Nelson.
O Marquês de Niza, D. Domingos Xavier de Lima, nasceu a 30 de dezembro de 1765. Singular estratega, participou em importantes campanhas militares, assumindo o comando em diversas missões internacionais, nomeadamente com a Inglaterra na luta contra França. Alcançou o posto de Almirante na Marinha de Guerra Portuguesa e foi ainda nomeado embaixador na corte do Czar Alexandre I da Rússia. Faleceu a 30 de julho de 1802.
De forma a complementar, e contextualizar, a figura que foi o Marquês de Niza, D. Domingos Xavier de Lima, a Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha recomenda a leitura de O Almirante Marquês de Nisa (fig. 2) da autoria do Comandante António Marques Esparteiro, editado pelas Edições Culturais da Marinha.
As obras poderão ser consultadas no local ou requisitadas para leitura domiciliária, de acordo com o horário normal de funcionamento da BCM-BL.