O Arquivo Histórico de Marinha reúne nos seus depósitos documentação única e especializada. A importância dos arquivos, enquanto instrumentos de memória é evidente, sendo transversal ao seu desenvolvimento e preservação uma abordagem técnica e interdisciplinar.
Em termos simples, recorda-se que em arquivo histórico, o tratamento documental é muito moroso, pois implica proceder à limpeza, higienização, catalogação e descrição das unidades de instalação, sendo todas estas etapas agilizadas em conformidade com as normas arquivísticas General International Standard Archival Description (ISAD (G)), International Standard Archival Authority Record For Corporate Bodies, Persons and Families (ISAAR (CPF)), Recommendations for cataloguing photographic collections (SEPIADES) e das Orientações para a Descrição Arquivística (ODA), da Direção Geral de Arquivos.
A tipologia documental existente na Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico é obviamente virada para a História Marítima, agrupando-se em documentação avulsa, códices, documentação encadernada, fotografias, filmes, cartografia, e planos de navios. É ainda de destacar a custódia de arquivos particulares, recebidos por doação ou depósito, de militares da Marinha e dos seus descendentes.