Vivemos uma época onde se assiste a conflitos sociais e políticos em diferentes locais do globo e, por isso, lembrámo-nos de partilhar partes de alguns documentos que retratam a nossa sociedade no primeiro quartel do Século XX, pertencentes ao acervo do Arsenal do Alfeite, nomeadamente Circular e Manifesto dos Operários da Construção Civil, reivindicando melhores salários e condições de trabalho, bem como uma Nota do Presidente da Junta Autónoma das Obras do Novo Arsenal considerando com concordando com as exigências apresentadas.
Queremos, ainda, chamar a atenção para o tipo de informação que é possível descobrir onde menos se espera, é o caso dos Relatórios do Presidente Junta Autónoma das Obras do Novo Arsenal, onde, além de elementos técnicos, se podem encontrar descrições detalhadas da situação política, económica e social daquele tempo.
Estes documentos estão na Documentação Avulsa: Arsenal do Alfeite, Caixas 1348/1350 e no Fundo/Núcleo 449 – Arsenal do Alfeite, UI .
Convidam-se os interessados que queiram conhecer melhor esta temática, a deslocarem-se à sala de leitura deste Arquivo Histórico, no Edifício da Cordoaria Nacional, na Rua da Junqueira, Lisboa. Abrimos de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h (requisição de documentação e serviço de fotocópias até às 16h15).