Fernão de Magalhães foi um navegador português, nascido em 1480 e que se viu, aos 25 anos, seguir a carreira das armas e iniciar a sua aventura no mar, que o faria ficar na história marítima mundial.
Em 1505, fez parte da armada que levaria D. Francisco de Almeida à India, acompanhados por Francisco Serrão, que mais tarde tornar-se-ia no feitor português nas Ilhas Molucas, cujas ações, influenciariam o projeto defendido por Magalhães, em chegar àquelas Ilhas pela via marítima Ocidental. Permaneceu na Índia portuguesa até que, em 1511, juntamente com Afonso de Albuquerque, vai participar na conquista de Malaca. Apesar do sucesso inicial desta missão, Magalhães acabaria por não conseguir as Ilhas das Especiarias, nas Molucas, o que resultou na perda da sua credibilidade junto da Coroa Portuguesa.
Mas, o seu conhecimento acabaria por criar as oportunidades necessárias para dar início àquela que ficaria conhecida como a primeira viagem de circum-navegação. Sabendo que não conseguiria levar para a frente os seus projetos junto da Coroa Portuguesa, dirigiu-se a Sevilha, em 1517, onde reuniu com o monarca D. Carlos V, apresentando a sua ideia de alcançar as Ilhas das Especiarias pela via marítima do Ocidente. Após obter várias reações positivas, o mesmo apresentou a ideia de dar a volta ao mundo pela mesma via.
Foi-lhe dada luz verde para dar início a esta expedição e, sob as ordens do monarca espanhol, a armada de Fernão de Magalhães, composta por cinco navios (Concepción, Victoria, Santiago, Trinidad e San Antonio), vai sair de Sanlúcar de Barrameda, a 20 de setembro de 1519, rumo à viagem que iria inscrever o nome deste navegador nos anais da história. Esta expedição durou cerca de três anos, tendo terminado no dia 6 de setembro de 1522, com a chegada da nau Victoria comandada por Juan Sebastian Elcano, ao porto de onde partira inicialmente.
Mas, apesar do sucesso da expedição, o navegador português, viria a falecer ainda no decorrer da viagem, em Mactan, nas Filipinas, num sábado, dia 27 de abril de 1521, aquando de uma batalha entre a sua armada e os Nativos daquela ilha.