Hoje, dia 10 de junho, comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sabe qual é a origem deste Feriado Nacional?!
Um decreto de 1880 declara o dia 10 de junho um "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" para celebrar os 300 anos da morte do grande poeta Luís Vaz de Camões (10 de junho de 1580), autor de “Os Lusíadas”.
Com a Implantação da República, o Decreto de 12 de Outubro de 1910 define os dias feriados nacionais e dá a possibilidade aos municípios e concelhos de escolherem um dia do ano que represente as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de junho, em honra de Camões, data apontada como sendo a da morte do poeta.
Com o Estado Novo, este dia deixa de ser um feriado municipal para passar a ser a ser festejado a nível nacional, como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, designação criada por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944.
A partir de 1978, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles e demonstrações militares, por exemplo. Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
O Arquivo Histórico da Marinha associa-se a esta comemorações com algumas imagens de outros tempos, bem como de um busto de Camões e as estrofes dos Lusíadas.
Recorda-se que este tema pode ainda ser estudado, consultando no Arquivo Histórico, entre outros, a Documentação Avulsa: Cerimónias Oficiais e Fúnebres. s.d.-1791-1910. Caixas 04/106 e 1911-1995, Caixas 1355/1357.