No âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico (BCM-AH) e a FamilySearch, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é a divulgação de arquivos com valor genealógico. Foi digitalizada documentação com informação pertinente para a genealogia, pertencente a diferentes Fundos da Marinha (cerca de 1127 livros), tendo sido geradas 326530 imagens.
A FamilySearch disponibilizou o equipamento e os recursos humanos especializados necessários à digitalização dos documentos e realizou o trabalho nas instalações da BCM – AH, garantindo através das tecnologias adequadas a preservação dos originais, sem custos.
A BCM – AH efetuou o controlo da qualidade das imagens e introduziu-as na base de dados, disponibilizando-as ao público na aplicação Archeevo. O protocolo estabelecido é semelhante aos protocolos celebrados, por exemplo, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a FamilySearch, que têm permitido desde 1984, disponibilizar documentação com informação genealógica em todo o país.
O património arquivístico da BCM – AH reproduzido é um recurso inestimável e a sua disponibilização on-line responde ao interesse manifestado pelos investigadores e público em geral na consulta destas fontes para, por exemplo, o estudo histórico e genealógico.
Apenas foram disponibilizadas os registos até 1930.