A Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha (BCM-BL) foi enriquecida com mais uma obra literária. A obra Os Falcões do Biafra, da autoria do Comandante Cavaleiro Ângelo, integra agora o acervo da biblioteca, que conta com mais de 60 mil títulos sobre os mais variados temas para o estudo da História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar.
O Comandante Fernando Manuel Oliveira Té Cavaleiro Ângelo, nascido em Cabo Verde em janeiro de 1970, ingressou na Escola Naval em 1989, sendo promovido a Guarda-Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira serviu em diversas unidades navais, como chefe de serviço ou em funções de comando. Frequentou o curso de especialização de oficiais em comunicações e guerra eletrónica, na Escola de Comunicações, e assumiu, ao longo de 15 anos, funções na área das informações militares Portuguesa. Atualmente desempenha funções de Diretor do Centro de Comunicações, de Dados e Cifra da Marinha. É mestre em “Intelligence and Security Studies” pela Universidade Salford, no Reino Unido, e foi professor convidado no Mestrado de Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço, ministrado pela Escola Naval, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Direito. É autor do livro Os Flechas - A Tropa Secreta da PIDE/DGS na Guerra de Angola, e co-autor de outras obras concebidas pelo ISCSP.
Os Falcões do Biafra, integra a história de como Salazar, resolutamente e com grande secretismo, apoiou os independentistas do Biafra na sangrenta Guerra Civil da Nigéria (1967-1970). Das razões da comunidade internacional se ter dividido entre o apoio ao governo nigeriano dado pelos ingleses (ex-colonizadores), americanos e soviéticos, e o apoio à causa biafrense prestado pelos portugueses, franceses e pelo Vaticano. Da bravura de um grupo de aviadores portugueses - os Falcões do Biafra -, que cruzou o céu africano para entregar ao povo biafrense cercado alimentos e medicamentos, armas e munições. E de como a PIDE o seguiu à distância e registou as suas movimentações em Lisboa, Faro, Bissau e São Tomé e Príncipe. (da contracapa da obra)
A BCM agradece a doação e disponibiliza a obra para ser consultada no local ou requisitada para leitura domiciliária, de acordo com o horário normal de funcionamento da BCM-BL.